Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2018

EXPOSIÇÃO: "Ribeira Negra - Genealogia e Processo"



EXPOSIÇÃO: “Ribeira Negra – Genealogia e Processo”,
de Júlio Resende
Museu e Igreja da Misericórdia do Porto
23 Mar > 18 Mai 2018


De Outubro de 2017 a Outubro de 2018 celebra-se o centenário do nascimento de Júlio Resende, ocasião de grande relevo cultural cujo programa integra diversas iniciativas em vários pontos do país. Depois de ter sido possível apreciar as exposições “A Experiência do Lugar – Desenho de Júlio Resende” e “O Sentido da Viagem”, respectivamente na Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, e na Casa da Cultura de Estarreja, tempo agora para falar de “Ribeira Negra - Genealogia e Processo”, exposição que a Santa Casa da Misericórdia do Porto, em colaboração com o Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, inaugurou na passada sexta-feira, no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto.

Os lugares nunca foram indiferentes a Júlio Resende, que neles soube colher a marca das suas comunidades e os sinais de um destino humano, cumprido nas actividades quotidianas e na relação telúrica e cósmica. A curiosidade face ao meio envolvente e a capacidade de sugerir a vivência dos sítios e a densidade das paisagens, exigiram exercícios formais e reinterpretações visuais que acrescentam, ao valor documental, a dimensão plástica e estética. Esta exposição, em particular, revisita o projecto “Ribeira Negra” através dos estudos e dos materiais que ilustram eficazmente o processo de trabalho de Júlio Resende, dando-nos igualmente uma visão abreviada das problemáticas que sempre mobilizaram o artista e revelando alguns dos traços mais significativos da sua produção.

Composta por alguns estudos e trabalhos executados entre 1979 e 1986, e que ilustram o processo que o artista desenvolveu para criar a obra “Ribeira Negra”, a exposição evidencia a existência de duas “Ribeiras Negras”, uma integralmente trabalhada em atelier e que pode ser aqui apreciada e a outra, painel de azulejos de grandes dimensões, peça única de enorme qualidade e significado, que desde 21 de Junho de 1987 faz parte do património da cidade, encontrando-se implantada a pouco mais de 500 metros do MMIPO. “Ambas possuem uma personalidade própria, não podendo, por isso, considerar-se a primeira um estudo preparatório da segunda, ainda que a segunda não possa ser entendida à margem da consideração da primeira, de que descende”, conforme refere o pintor. O público pode ainda tomar contacto com os materiais utilizados na realização da obra e algumas peças em grés, parte do processo de experimentação do artista.

Mas esta visita à Exposição não ficaria completa sem a visualização do extraordinário painel. Estendendo-se por uma área de um pouco mais de duzentos metros quadrados e sendo formado por cerca de 1800 azulejos em grés, o painel “Ribeira Negra” ocupa uma boa parte do muro de suporte, no trecho da Avenida Gustave Eiffel, entre o túnel da Ribeira e o tabuleiro inferior da Ponte D. Luis I. Autêntico e sentido manifesto em prol da dignificação da vida, “Ribeira Negra” exalta a dignidade das gentes desta zona da cidade, o seu estoicismo e coragem a sua resiliência e força de viver. A visita a ambos os conjuntos é mandatória!

Sem comentários:

Enviar um comentário